Como prevenir e tratar estrias na gravidez
Estrias na gravidez: Como prevenir e tratar? – Estrias são cicatrizes na pele que tem influência genética e ambiental e ocorrem devido à perda de fibras de colágeno e elastina presentes na camada mais profunda da pele. Seu surgimento está associado a períodos de mudança hormonal e da estrutura corporal como na puberdade e na gravidez.
“Na gestação estas indesejadas lesões aparecem em decorrência do estiramento da pele consequente ao crescimento uterino e ocorrem mais frequentemente no abdômen, nas nádegas, coxas e seios”, explica Dra. Isabella Chaves Buainain, médica com firmação em dermatologia da Clínica de Especialidades Integrada.
É possível prevenir?
Por serem cicatrizes atróficas as estrias são de difícil tratamento e o melhor a se fazer é evita-las. Para prevenir o aparecimento de estrias devemos ter uma alimentação equilibrada e beber bastante água. Além disso, fazer uso constante de hidratantes potentes e controlar o aumento excessivo de peso durante a gestação pode ajudar. Evitar a ruptura das fibras de pele, responsáveis pela elasticidade, é a chave para o não surgimento destas lesões cutâneas.
O uso de lingeries confortáveis deve ser preferido afim de que se evite a pressão sobre a pele. No caso dos sutiãs, por causa do aumento dos seios no período gestacional, deve-se escolher peças que sejam confortáveis, mas que ofereçam sustentação. É importante que as futuras mamães consultem um médico dermatologista antes de aplicar hidratantes nos seios, principalmente nos mamilos. O uso indevido de alguns cosméticos pode interferir no leite materno.
Se mesmo com todos os cuidados surgirem estrias na gravidez, as mamães podem procurar auxilio médico para o tratamento no pós-parto. Vale lembrar que as estrias são irreversíveis, mas podem ser amenizadas com o uso de hidratantes durante a gestação. A maioria destes tratamentos requer um intervalo após o parto para serem iniciados. A maior parte dos tratamentos atua estimulando a produção de novas fibras de colágenas nas regiões afetadas e o seu principal objetivo e deixar as estrias menos perceptíveis.
Opinião da Dra. Christiane
Dra. Christaine Curci Régis, Ginecologista e Obstetra explica sobre alguns tratamentos que podem amenizar se ficar estrias após a gestação.
- Carboxterapia: é um tratamento realizado através da infusão de gás carbônico no local das estrias. Promove uma melhoria na oxigenação, na circulação sanguínea e estimulando o metabolismo celular sem agredir o organismo.
- Intradermoterapia: técnica que consiste na aplicação de medicamentos sobre a pele ou no subcutâneo no local a ser tratado.
- Laser de Co2 Fracionado: esse tratamento utiliza um laser bastante potente para atuar em várias frentes diretamente na pele de modo a melhorar a aparência das estrias, pode ser utilizado tanto para estrias avermelhadas quanto para estrias esbranquiçadas.
“O tratamento tanto pode ser realizado apenas um dos procedimentos, como uma junção, de aplicação com o laser, isto vai depender da necessidade de cada um”, completa Dra. Christiane.
Fonte: Isabella Chaves Buainain, médica com firmação em dermatologia da Clínica de Especialidades Integrada. Revista: Materlife.
Saiba mais sobre a Clínica Curci Regis através do nosso site. Acompanhe a Dra. Christiane Curci Régis através do blog, e pelas redes sociais, Facebook, Instagram e canal do Youtube.