Assistência Obstétrica

A gestação é um momento mágico na vida da mulher. Porém, muitas vezes ocorrem modificações importantes no corpo feminino, trazendo marcas indesejáveis que podem persistir pelo resto de sua vida. Nossos profissionais estão prontos para garantir a prevenção e os tratamentos cada vez mais eficazes dessas alterações e proporcionar bem estar à mãe. Acreditamos que beleza e gravidez devem caminhar juntas sempre.

VOCÊ SABIA?

Hoje em dia existem tratamentos preventivos e curativos que podem ser feitos antes, durante e depois da gestação de acordo com a necessidade de cada paciente. Veja a seguir alguns efeitos da gravidez e o que você poderá fazer para evitá-los ou amenizá-los.

Hiperpigmentação
Em graus variados é comum durante a gestação, podendo ocorrer em 90% das mulheres. A maior parte das gestantes apresenta hiperpigmentação leve e generalizada, acentuação em mamilos, aréolas e axilas. Cicatrizes recentes também podem se tornar escuras. Essas alterações comumente diminuem após o parto, mas nem sempre regridem por completo.

Melasma
Consiste na hiperpigmentação simétrica e borrada, aparecendo na segunda metade da gestação. Acomete 45% a 75% das mulheres grávidas, podendo ter padrão centrofacial, malar ou mandibular. Felizmente, de modo diverso do melasma associado a contraceptivos orais, o melasma da gravidez persiste no período pós-parto em menos de 10% dos casos.

Varizes
São mais frequentes nos membros inferiores, vulva e região perianal (hemorroidas). Aparecem em decorrência de compressão da veia cava inferior pelo útero. Para evitá-las recomenda-se repousar deitada em posição lateral esquerda, usar meias elásticas e evitar períodos longos em pé ou sentada sem se movimentar. As varizes regridem apenas parcialmente no pós-parto, sendo por vezes necessário o tratamento cirúrgico.

As estrias
As estrias são lesões cutâneas lineares ou “riscas” na pele, podendo ter 1 centímetro ou mais e coloração variada. Surgem principalmente:
– Nas coxas;
– Nos quadris;
– Nas nádegas;
– No abdome (no caso das grávidas).

Essas lesões são formadas pela ruptura das fibras da pele, responsáveis pela elasticidade, ocasionadas por sua distensão exagerada ou devido à alterações hormonais. Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas, podendo adquirir mais tarde uma tonalidade esbranquiçada. 

Beber muita água resolve?
Em parte. Beber muita água sem dúvida nenhuma contribui para a sua saúde, mas não é o principal fator de hidratação da pele.

Na gestação, adianta iniciar a prevenção no terceiro trimestre?
Não. Recomenda-se que a prevenção das estrias comece o quanto antes.
A partir do quarto mês deve-se dobrar os cuidados, pois é quando a barriga começa a ter uma maior variação de crescimento.

É verdade que quanto mais estrias você tiver na gravidez, mais propabilidade terá de ter uma ruptura da pele no parto normal?
Não. As estrias são rupturas no colágeno da pele, enquanto as rupturas no períneo ocorrem no músculo. A massagem no períneo durante a gravidez é uma das dicas úteis para prevenir as rupturas.

Desde que as estrias existem utiliza-se grande variedade de substâncias para preveni-las. As substâncias hidratantes são aquelas que aumentam a quantidade de água da pele através de dois métodos. Hidratação ativa, que é obtida por meio do uso de substâncias umectantes, hidrocaptores e lipídios que compõem o Fator Umectante Natural, como lactado, glicerina, ureia etc.

A hidratação passiva, obtida por meio do uso de substâncias oleosas oclusivas como glicerina, vaselina, óleo mineral, silicone, lanolina, sorbitol, esqualeno, etc. Os emolientes exercem papel fundamental na prevenção das estrias, já que aumentam a umidade da pele e podem modificar potencialmente as propriedades mecânicas dela. Existem cremes que contém em sua fórmula o lactado, glicerina e lipídios, que oferecem uma ação emoliente completa, melhorando a elasticidade da pele e prevenindo assim a aparição de estrias.

Esfoliação da pele através de substâncias ou de aparelhos, removendo a pele envelhecida e produzindo colágenos. podem ser superficiais, médios e profundos.

Peeling Químico
Consiste na aplicação de diferentes substâncias no rosto, mãos ou colo. São utilizados cremes, líquidos ou géis aplicados por um médico.

Peeling Físico (Microdermoabrasão)
Conhecido como peeling de cristal e peeling de diamante. Aparelho que utiliza microcristais (como uma areia fina), promove a sucção e esfoliação superficial da pele. Remove as células mortas, a pele manchada e estimula a formação de novos colágenos.

Para que é indicado?
Marcas de expressão na face, rejuvenescimento, acne, manchas, cicatrizes e estrias.

Não é realizado o Laser de Co2 fracionado para o tratamento de HPV em gestante (este grupo) por não existir estudos científicos de evidencia. Neste caso é usado um ácido nas lesões.