Laserterapia, GSM e AVV

O laser de Co2 é um dos lasers mais potentes, ele é a gás que usa uma mistura de dióxido de carbono, hélio e nitrogênio em proporções adequadas. O dióxido é um meio ativo desse laser, que pode emitir um comprimento de onda de 10.600 nm, e tem tropismo pela água (cromóforo).

O laser foi o primeiro a ser aplicado em cirurgia ginecológica, a partir de 1973 para tratamento das patologias do trato genital, e em 1983, o uso nas cirurgias para endometriose, que são células fora do útero, por via endoscópicas. Qualquer cirurgia que requer cortar, coagular, ou remover tecidos pode ser feita com laser.

O termo laser significa: a amplificação da luz por emissão estimulada de radiação.

A cirurgia a laser pode vaporizar o tecido camada a camada, sem tocá-la, com o mínimo dano térmico e resultados clínicos ideais.

A aplicação do laser para ginecologia nos tratamentos das patologias do trato inferior foi descritas em 1980 por Baggish. Parece que o laser de CO2 e Nd:Yag fornece uma alternativa aos métodos similares; os resultados são melhores quando comparadas com técnicas tradicionais.

Muitas vantagens do laser de CO2 são descritas a partir desta época com o melhor conhecimento da física do laser, como a produção da vaporização na pele pode causar um corte neste tecido tão estreito como a de um bisturi, com a vantagem de não se tocar neste tecido, podendo levar para o interior do corpo através de colposcópios, endoscópios, sendo uma técnica mais rápida com menos dano aos tecidos possível. O processo cirúrgico fica mais eficiente e seguro, pois não há transferência de bactérias através dos instrumentais. A remoção dos tecidos através da vaporização auxilia nas cirurgias como endometriose, miomatoses, etc.

É importante não somente entender que a profundidade de penetração é dada pelo comprimento da onda no tecido que vai variar de acordo com o quanto de água os tecidos possuem. Assim, alguns tecidos necessitam de maior força do comprimento de onda para a penetração, e realização do procedimento.

Devemos ressaltar também as já consagradas técnicas de laser para o tratamento de HPV, nas conizações, e tratamentos dos NICs (neoplasia intra-cervical), NIVs (neoplasia intra-vulval), NIVAs (neoplasia intra-vaginal).

Com o laser fracionado de Co2 é possível realizar vários tratamentos da cosmiatria ginecológica.

A perda de produção de estrógeno nos ovários esta associada ao inicio da atrofia vaginal. A manifestação clinica geralmente ocorre 4 à 5 anos após a menopausa e 25 à 50% das mulheres pós-menopausa apresentam alterações objetivas, assim como sintomas individuais.

 

Consequências com a perda de estrogênio

Laser de CO2 Fracionado oferece um método novo, com um conceito único, para restabelecer as condições tróficas da região vulvo vaginal. Atrofia vaginal é uma condição muito comum, especialmente entre as mulheres que atravessam à menopausa. O trato vulvo vaginal é muito sensível à queda nos níveis de estrogênio, com uma série de consequências que têm um impacto direto sobre a qualidade de vida de uma mulher:

  • Fraqueza e flacidez da mucosa vaginal
  • Ressecamento
  • Disúria (dor ao urinar)
  • Polaciúria (ir muito ao banheiro)
  • Prurido e ardor
  • Dispauremia (Dor durante a relação sexual)
  • Incontinência urinária
  • Infecção de urina

 

Tratamento com o Laser de Co2 Fracionado

Estas questões são muitas vezes ignoradas ou consideradas um efeito inevitável do processo de envelhecimento natural. Além disso, muitos sentem duvidas e incerto no que diz respeito ao tratamento tradicional (cirúrgica ou farmacológica), que é considerado muito invasivo ou possuindo elevados riscos de efeitos colaterais significativos. Neste contexto, o tratamento assistido por Laser de CO2 Fracionado para combater Atrofia Vaginal de forma segura e eficaz. Graças à ação suave e inovadora, o tecido vaginal pode ser rejuvenescido naturalmente e eficaz por meio de tratamento terapêutico e não puramente estética. Quando a estrutura de pré-menopausa é restaurada (como os benefícios da mucosa vaginal e sua funcionalidade, que podem ter sido perdidas durante a idade) são recuperados, assim:

  • Hidratação
  • Trofismo
  • Modulação
  • Sensibilidade

Monalisa Touch é o tratamento ideal para mulheres que estejam procurando por um procedimento menos invasivo em comparação a tratamentos tradicionais cirúrgicos ou farmacêuticos.