Miomas Uterinos: O que são?

Miomas Uterinos: O que são?

Entenda o que são os miomas uterinos

Miomas Uterinos: O que são? – Miomas uterinos são tumores benignos, também conhecidos como fibromas ou leiomiomas. “Entre os problemas causados pelo mioma, estão: dores, cólicas, sangramentos excessivo, prisão de ventre, urgência em urinar, aumento do volume abdominal e ainda dificuldade de engravidar ou de manter uma gestação”, explica a ginecologista e obstetra Dra. Christiane Curci Régis. Estes são alguns problemas que alteram a qualidade de vida das mulheres.

Qual o risco?

50% das mulheres têm ou terão miomas em algum período de suas vidas. 35% dos casos atinge as mulheres em idade fértil. 25% das mulheres precisam passar por um tratamento de mioma.  O problema atinge aproximadamente 0,13% a 7% das mulheres grávidas. Nessa situação, o mioma pode causar gravidez ectópica, sangramento, parto prematuro, aborto e dificuldades durante o parto. Neste caso o tratamento deve ser realizado antes da gestação.

Em 4% dos casos, o mioma causa infertilidade. Os tipos submucosos e intramurais, comprovadamente reduzem a chance de gestação.

Tipos de miomas

Mioma subseroso

Está localizado na porção mais externa da parede uterina, chamada de serosa. Esse tipo de mioma não costuma apresentar sintomas, exceto quando atinge grandes volumes, podendo causar compressão dos órgãos adjacentes.

Mioma intramural

Surge e permanece na parede muscular uterina. Em geral, os sintomas aparecem quando o mioma aumenta de tamanho, podendo causar sangramentos, cólicas e desconforto.

Mioma submucoso

Localiza-se mais próximo da cavidade uterina, causando dor, sangramento, dor na relação sexual e desconforto.

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas de um mioma uterino são os seguintes:

  • Sangramento intenso durante a menstruação
  • Fortes cólicas;
  • Urgência de urinar;
  • Obstipação intestinal;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Miomas na gravidez;

O diagnóstico é realizado através do exame clínico e da ressonância magnética de pelve.

Tratamentos

Embolização

Reduz os miomas sem cortes ou cicatrizes, preservando a função uterina.

Miomectomia

Retirada cirúrgica dos miomas.

Anticoncepcionais

Melhoram os sintomas da doença.

Diu (Mirena)

Diminui o mioma e o sangramento

Cirurgia sem cortes

A Radiologia Intervencionista é uma especialidade que tem como objetivo realizar procedimentos sem cortes, sem cicatrizes e com menos trauma. Proporciona resultados semelhantes aos das técnicas convencionais utilizando pequenas punções.

Saiba mais sobre a Clínica Curci Regis através do nosso site. Acompanhe a Dra. Christiane Curci Régis através do blog, e pelas redes sociais, FacebookInstagram e canal do Youtube.

Atualização obrigatórioEmail (obrigatório)Site

Deixe uma resposta