Saiba mais sobre alimentos que você pode comer na menstruação
- Laranja
A fruta reduz os sintomas da TPM por conter cálcio e vitamina D. O mineral ameniza os sentimentos de tristeza e ansiedade enquanto a vitamina regula o funcionamento das enzimas que liberam serotonina, um neurotransmissor que equilibra o humor.
- Manteiga de amêndoa
Por ser rica em fibras e proteína, ela estabiliza os níveis de açúcar circulantes na corrente sanguínea, reduzindo os desejos por doces e frituras. Experimente consumir com uma fatia de pão durante a tarde.
- Pão integral
O magnésio em sua composição auxilia na redução da tensão muscular e suas vitaminas B e E combatem o cansaço e o sentimento de depressão. Opte sempre por essa versão no lugar do pão branco.
- Café
A cafeína é a pedida certa para quando você está sentindo tanta cólica que mal consegue levantar do sofá. Com a energia proporcionada pela substância, você esquece a dor rapidinho – e ganha pique para realizar as tarefas do dia a dia.
- Chás
Os de camomila e gengibre são os mais recomendados para essa época do mês. O primeiro alivia os espasmos musculares e ameniza a tensão causadora de ansiedade e irritabilidade. Já o segundo ajuda com as náuseas.
- Carne
Todo mês a menstruação manda embora, pelo sangue, uma boa quantidade de ferro. Por isso é muito importante repor o nutriente. As principais fontes são as carnes, os vegetais verde-escuros e as leguminosas.
- Banana
Cheia de vitamina B6, magnésio e potássio, a fruta previne a retenção de líquidos, evitando aquela sensação de inchaço.
- Melancia
Apostar em alimentos naturalmente doces em vez de itens industrializados faz você se sentir melhor e combate até a diarreia, que pode acabar dando as caras nessa época.
- Chocolate
Afinal, ninguém é de ferro, não é mesmo? Brincadeiras à parte, o doce também ajuda a aliviar os sintomas da semana da menstruação. É que ele aciona as áreas do cérebro associadas ao prazer e combate a falta de ânimo e a tristeza. Só que para ter esses benefícios, é preciso consumir as versões mais amarguinhas, que têm mais cacau, ingrediente que é fonte de todos esses benefícios.
Dra. Christiane Ginecologista e Obstetra esclarece, “a mulher deve ficar alerta aos sintomas e não achar que a comida irá resolver, ela pode até dar uma amenizada ou aquela sensação de alívio, mas se a pessoa sentir muita dor durante a menstruação é importante procurar um especialista e não se medicar por conta própria com remédios ou chás”.
Fonte: uol.com.br