Cesária: Cuidados antes e depois de uma cesariana

Cesária: Cuidados antes e depois de uma cesariana

Saiba mais sobre os cuidados para uma cesária!

Cesária: Cuidados antes e depois de uma cesariana – Por se tratar de uma cirurgia, um parto cesariana necessita de alguns preparos. A maioria deles só pode ser feita em caso de cesáreas eletivas (isto é, as cesáreas que, por algum motivo maior ou desejo da mãe, são marcadas por antecedência). Dra. Christiane Curci Regis alerta que “já para ter um parto normal é seguro esperar até 41 semanas apenas, passando disto é seguro que se faça uma cesariana”.

Quais preparos devo ter?

Segue alguns preparos que podem ser passados pelo seu médico para um parto de cesariana.

Jejum de 8 horas (de comida)

Garante uma segurança maior de não haver refluxo de alimento, vômitos e aspiração deste conteúdo na hora do parto.

Hidratação

Só beber água até 4 horas antes da cirurgia.

Esmalte de unha

Retirar esmaltes das unhas (ou usar esmaltes transparentes): As extremidades dos dedos e a própria coloração do leito ungueal fornecem informação sobre a oxigenação da paciente.

Alimentação

Preferir refeições sem alimentos fermentativos: garante que as alças intestinais não estejam distendidas.

Depois da cesária

As primeiras semanas de uma cesariana exigem alguns cuidados especiais e paciência. Nos cinco primeiros dias, a recomendação é de repouso absoluto. Ou seja, quanto menos esforço a mulher fizer, melhor.

Depois disso, ela pode ir aos poucos voltando à rotina e retomando as atividades. No entanto, é preciso respeitar o limite da dor: se determinada tarefa gera incômodo, significa que é hora de parar. Em geral, de 10 a 15 dias depois da cesárea, a mãe já se sente confortável para voltar ao ritmo normal. Atividades físicas mais intensas devem esperar.

Não é aconselhável pegar peso também nos 15 primeiros dias, grandes esforços físicos podem atrapalhar a cicatrização e trazer dores.

Manter a higiene local é a regra número um para quem passou por uma cirurgia. No caso da cesárea, lavar a cicatriz com água e sabão neutro já é suficiente. Vale lembrar que deixar a área arejada também pode ajudar. É preciso ficar atento também a possíveis sangramentos, aberturas e saída de secreções. Se isto acontecer procure seu médico.

Cremes e pomadas são indicadas para ajudar na cicatrização, mas é claro sempre com orientação médica.

É normal que após o nascimento se fique inchada é indicado usar cintas compressivas para ajudar que a barriga volte ao normal e fazer drenagens linfáticas ou massagens em conjunto também pode favorecer.

Para voltar a ter relação o ideal é esperar pelo menos 30 dias e lembre-se que depois do parto é preciso se proteger com camisinha ou algum método contraceptivo se não corre o risco de engravidar novamente na sequencia.

Acesse o blog da Dra. Christiane, clicando aqui, onde publicamos conteúdos importantes para toda mulher. Saiba mais sobre procedimentos no nosso site. Confira também nosso canalFacebook e Instagram!

Atualização obrigatórioEmail (obrigatório)Site

Deixe uma resposta