Esclareça algumas dúvidas sobre o implante contraceptivo
Implante Contraceptivo: Descubra esse método – O implante é um método contraceptivo hormonal. Trata-se de um pequeno e fino bastão de material plástico especial, flexível e estéril do tamanho aproximado de um palito de fósforo, que previne a gravidez liberando pequenas doses do hormônio etonogestrel (similar ao produzido pela mulher) durante 3 anos.
Como funciona?
O ovário da mulher libera, todos os meses, um óvulo e, se este for fecundado pela espermatozóide masculino, ocorrerá a concepção e a gravidez propriamente dita. O hormônio liberado pelo implante impede que a mulher ovule e também deixa a secreção do colo uterino mais espessa, impedindo o caminho dos espermatozóides. Resumindo: como a mulher não libera o óvulo e o muco cervical fica mais espesso, ela não engravida.
Como se usa?
O implante deve ser colocado por um médico preparado. Por meio de um procedimento cirúrgico simples, ele é inserido embaixo da pele do braço, com anestesia local, similar
à usada pelo dentista. Uma vez colocado, o implante deve ficar palpável.
A inserção é rápida (cerca de 2 minutos) e não dolorosa. Também pode haver um pequeno hematoma (” roxo”) na área da inserção, que desaparece em poucos dias. Depois da inserção é recomendável consultar seu médico em 1, 3, 6 meses e 1 ano após.
Quem pode usar o implante?
Este é um método que pode ser usado em várias indicações em que a maior parte das pílulas não é recomendada. A partir dos doze anos de idade já pode usar, pois é liberado pela sociedade de pediatria. O implante pode ser utilizado mesmo nos casos de: amamentação, hipertensão, enxaqueca, diabetes, tabagismo, pacientes com risco cardiovascular, entre outras. Há condições em que o implante não deve ser utilizado, por isso, é necessário consultar seu médico.
Qual é a eficácia do implante?
Não há nenhum método 100 % eficaz. O importante se mostra o método mais eficaz disponível atualmente, inclusive, mais eficaz que a laqueadura das trompas uterinas. O implante dura 3 anos e é possível retirá-lo a qualquer momento se você deseja engravidar e/ou por razões médicas. Ao final dos 3 anos, pode-se fazer a inserção do novo implante logo em seguida à extração do primeiro.
Saiba mais sobre a Clínica Curci Regis através do nosso site. Acompanhe a Dra. Christiane Curci Régis através do blog, e pelas redes sociais, Facebook, Instagram e canal do Youtube.