O papel do pai no parto: confira algumas informações importantes.
O papel do pai no parto – De fato, o nascimento de um filho transforma, de uma vez por todas, a vida de um homem. Todas as coisas que estavam acostumados a fazer ao lado da esposa acabam sofrendo mudanças. As prioridades já não são mais as mesmas. As transformações físicas e sentimentais da mulher são as mais evidentes, e o grande desafio do homem é se manter ao lado dela, apoiando e compreendendo as suas mudanças durante todo o período de gestação e também após o nascimento do bebê.
A gravidez do pai
Quando uma mulher descobre que vai ser mãe, as mudanças em seu corpo já são perceptíveis e as alterações que o bebê promove em sua rotina são sentidas. Para a maioria dos homens esse é o momento de medos e incertezas. Afinal de contas, a família vai aumentar. Acreditem, tudo isso é perfeitamente normal. Entretanto, isso não significa que o homem não tem nenhuma obrigação durante a gravidez da esposa. De acordo com alguns especialistas, os futuros papais já não estão tão distantes quanto antigamente. Alguns homens chegam até a sentir os sintomas da gravidez ao lado da mulher.
A importância do papel do homem durante a gravidez está no vínculo com a mãe o bebê. As alterações hormonais afetam o humor da mulher. Ver o marido engajado e interessado em participar deste período, certamente a deixará mais feliz em tê-lo como companheiro. Além de já desenvolver um vínculo com o bebê, pois durante a gestação os bebês reconhecem a voz do pai.
“Percebo em meu consultório que os papais estão muito mais participativos, sempre que possível acompanham suas esposas nas consultas de pré-natal, ficam ao lado na hora do exame cardiotocografia (ouvir o coração do bebê) e algumas vezes perguntam mais do que as futuras mamães, eles passam segurança para suas esposas durante este processo”, afirma a Dra. Christiane Curci Régis, Ginecologista e Obstetra.
A participação do pai (sendo ele biológico ou não) no momento do parto pode trazer diversos benefícios para a mulher, para o bebê e para o próprio pai. Afinal, trata-se de um momento único em que o homem escolhe estar ao lado da esposa para propiciar um maior conforto. Essa atitude acaba gerando vínculos afetivos saudáveis e melhor qualidade de vida para toda família.
Após o nascimento do bebê é muito comum que a mulher se incomode com o próprio corpo e fique ainda mais sensível. As mudanças hormonais e de rotina interferem diretamente nessa percepção. Portanto, o homem tem um papel importante ao lado da esposa neste momento. Fique mais atento e ajude a sua esposa a se sentir mais bonita e amada. Reservar um tempinho a sós com a mulher pode fazer toda a diferença, pois demonstra o quanto você se importa com a fase que estão vivendo. Além, é claro, de confirmar que está presente ao lado dela em todos os momentos.
Para o bebê, essa é a fase mais importante. Segundo especialistas, 80% do desenvolvimento cerebral acontecem nos três primeiros anos de vida do pequeno. Atitudes, como conversar com o bebê, trocá-lo e colocá-lo para dormir, geram grandes impactos positivos no desenvolvimento da criança.
Conteúdo autorizado para reprodução na Revista Materlife com a fonte retida pelo publicador. Divulgado em: Blog Amamente – http://www.amamente.com.br